Algumas pessoas são incrivelmente carismáticas pelo que fazem. E algumas pessoas são incrivelmente adoráveis pelo que não fazem.
Se você conhece alguém que possui as qualidades abaixo, compartilhe este texto com eles — e diga o quanto você aprecia a presença deles em sua vida.
1. Elas não culpam
Amigos cometem erros. Funcionários não atendem suas expectativas. Fornecedores não entregam no prazo.
Então você os culpa por seus problemas.
Mas você também é responsável. Talvez não tenha fornecido treinamento suficiente, ou exigido demais da sua equipe. Talvez não tenha sido tão bom amigo quanto poderia ser.
Assumir a responsabilidade quando algo dá errado, em vez de culpar os outros, não é masoquismo; é capacitação, porque você foca em fazer as coisas de forma melhor ou mais inteligente na próxima vez.
E quando você melhora, você também fica mais feliz.
2. Elas não controlam
Sim, você é o chefe, e se acha o cara…
Ainda assim, a única coisa que você realmente controla é você mesmo. Se você se pega tentando controlar outras pessoas, você decidiu que seus objetivos, seus sonhos, ou até mesmo suas opiniões são mais importantes que as delas.
Além disso, o controle é, no melhor dos casos, temporário, porque muitas vezes requer força, medo, autoridade ou alguma forma de pressão — nenhuma dessas coisas faz você se sentir bem consigo mesmo.
Encontre pessoas que queiram ir onde você está indo. Elas trabalharão mais, se divertirão mais e criarão melhores relacionamentos pessoais e profissionais.
E todos vocês serão mais felizes.
3. Elas não tentam impressionar
Ninguém gosta de você por suas roupas, seu carro, suas posses, seu título ou suas conquistas. Todas essas são “coisas”. As pessoas podem gostar das suas coisas, mas isso não significa que gostam de você.
Claro, superficialmente pode parecer que sim, mas superficial é também insubstancial, e um relacionamento que não é baseado em substância não é um relacionamento real.
Relacionamentos genuínos te fazem mais feliz, e você só formará relacionamentos genuínos quando parar de tentar impressionar e começar a apenas ser você mesmo.
4. Elas não se apegam
Quando você está com medo ou inseguro, você se agarra ao que conhece, mesmo que o que você conhece não seja particularmente bom para você.
A ausência de medo ou insegurança não é felicidade; é apenas a ausência de medo ou insegurança.
Apegar-se ao que você acha que precisa não te fará mais feliz; deixar ir para que você possa alcançar e tentar conquistar o que deseja fará.
Mesmo que você não tenha sucesso em conquistar o que deseja, o ato de tentar sozinho te fará se sentir melhor consigo mesmo.
5. Elas não interrompem
Interromper não é apenas rude. Quando você interrompe alguém, o que você realmente está dizendo é: “Eu não estou ouvindo para entender o que você está dizendo; estou ouvindo para decidir o que eu quero dizer.”
Quer que as pessoas gostem de você? Ouça o que elas dizem. Foque no que elas dizem. Faça perguntas para ter certeza de que entende o que elas dizem.
Elas vão te amar por isso — e você vai adorar como isso te faz sentir.
6. Elas não reclamam
Suas palavras têm poder, especialmente sobre você. Reclamar sobre seus problemas te faz se sentir pior, não melhor.
Se algo está errado, não perca tempo reclamando. Coloque esse esforço em melhorar a situação. A menos que você queira reclamar para sempre, eventualmente você terá que fazer isso. Então, por que perder tempo? Conserte agora.
Não fale sobre o que está errado. Fale sobre como você vai melhorar as coisas, mesmo que essa conversa seja só com você mesmo.
E faça o mesmo com seus amigos ou colegas. Não seja apenas o ombro onde eles choram.
Amigos não deixam amigos reclamarem. Amigos ajudam amigos a melhorar suas vidas.
7. Elas não criticam
Sim, você é mais educado, tem mais experiência, percorreu mais caminhos, escalou mais montanhas e derrotou mais dragões.
Isso não te faz mais inteligente, ou melhor, ou mais perspicaz.
Isso apenas te faz você: único, incomparável, singular… mas no final, apenas você.
Assim como todo mundo.
Todos são diferentes: nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Aprecie as diferenças em vez das falhas e você verá as pessoas — e a si mesmo — sob uma luz melhor.
8. Elas não pregam
Quanto mais você sobe e mais realiza, mais provável é que você pense que sabe tudo e diga às pessoas tudo o que pensa que sabe.
Quando você fala com mais certeza do que fundamento, as pessoas podem te ouvir, mas não te escutam.
E elas não querem estar perto de você.
Pessoas adoráveis ouvem. Elas já sabem o que pensam — elas querem saber o que você pensa.
9. Elas não vivem no passado
O passado é valioso. Aprenda com seus erros. Aprenda com os erros dos outros.
Depois, deixe ir.
Mais fácil falar do que fazer? Depende do seu foco. Quando algo ruim acontece com você, veja isso como uma chance de aprender algo que você não sabia. Quando outra pessoa comete um erro, veja isso como uma oportunidade de ser gentil, perdoar e entender.
O passado é apenas treinamento; não define você. Pense sobre o que deu errado, mas apenas em termos de como você vai garantir que, da próxima vez, você e as pessoas ao seu redor saibam como fazer certo.
10. Elas não deixam o medo segurá-las
Todos nós temos medo, do que pode ou não acontecer, do que não podemos mudar, do que não seremos capazes de fazer, ou de como outras pessoas podem nos perceber.
Então, é mais fácil hesitar, esperar o momento certo, decidir que precisamos pensar um pouco mais ou fazer mais pesquisas ou explorar algumas alternativas a mais.
Enquanto isso, dias, semanas, meses e até anos passam por nós.
E assim também nossos sonhos.
Não deixe seus medos te segurarem. Seja o que for que você esteja planejando, seja o que for que você tenha imaginado, seja o que for que você tenha sonhado, comece hoje.
Se você quer começar um negócio, mudar de carreira, expandir, entrar em um novo mercado, oferecer novos produtos ou serviços, dê o primeiro passo!
Coloque seus medos de lado e comece. Faça algo. Faça qualquer coisa.
Caso contrário, hoje se vai. Uma vez que amanhã chega, hoje está perdido para sempre.
Hoje é o bem mais precioso que você possui — e é a única coisa que você deve realmente temer… desperdiçar.
Este artigo foi originalmente publicado em inglês, no site Inc.