A Universidade de Cambridge anunciou que todas suas aulas serão oferecidas online para o ano acadêmico que começa em outubro de 2020. Outras universidades britânicas deverão adotar políticas similares, adotando um formato que combine o aprendizado online com o ensino mais tradicional. Veremos as Cinco formas de aprendizagem online que podem ser melhores do que o ensino presencial.
O anúncio decepcionou e preocupou alguns estudantes, que estão preocupados com a qualidade de suas experiências educacionais e a falta de oportunidade de socializar no campus.
Durante os últimos meses, as universidades tiveram que se esforçar para mudar os cursos online. Em alguns casos, isto resultou em experiências insatisfatórias para os estudantes e exacerbou as percepções negativas do aprendizado online.
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Os cursos universitários online podem não ser capazes de replicar a experiência da vida social no campus. Mas, em termos de ensino, um aprendizado online bem projetado pode ser mais satisfatório do que sentar-se em um grande teatro de palestras.
Aqui estão cinco maneiras como a aprendizagem online pode superar o ensino universitário tradicional.
1. Acessibilidade
O aprendizado online está livre de uma série de restrições físicas que impedem o ensino presencial. Estudantes – e professores – com certas condições físicas e de saúde muitas vezes acham o aprendizado online mais acessível do que as atividades baseadas no campus. Ele proporciona não apenas uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, mas também uma oportunidade de conhecer e socializar com outros estudantes, o que de outra forma não está disponível.
Para muitos estudantes com dificuldades de viagem e responsabilidades sociais, o aprendizado online pode ser a única opção. Ele pode abrir oportunidades educacionais para um grupo maior de estudantes internacionais. Conteúdo de aprendizagem bem produzido, como palestras gravadas, pode aumentar a facilidade de aprendizagem – particularmente para estudantes que, por qualquer razão, podem ter dificuldade de captar novas informações em tempo real a partir de palestras únicas.
2. Personalização
Os estudantes entram na universidade com diversas formações, conhecimentos e experiências anteriores, e aprendem em velocidades diferentes. Entretanto, em grandes salas de aula, é extremamente difícil personalizar a dificuldade do conteúdo da palestra para as diferentes necessidades dos estudantes. Em vez disso, os professores podem designar tarefas independentes que precisam ser concluídas entre as aulas semanais e esperar que os alunos de nível inferior possam se recuperar.
Em cursos online, entretanto, é possível apresentar múltiplos caminhos de aprendizagem com diferentes conjuntos de recursos e atividades, permitindo que os alunos escolham seu próprio conteúdo e ritmo de aprendizagem. Uma breve auto-avaliação para ajudar os estudantes a compreender melhor sua prontidão para o assunto e escolher a melhor opção para eles mesmos pode ser um ótimo começo para o aprendizado online. Tais experiências de aprendizagem flexíveis podem melhorar muito a satisfação do estudante.
3. Clareza
A clareza está no centro de um aprendizado online bem projetado. Cada idéia e tarefa, grande ou pequena, é explicada explícita e repetidamente em ambientes online. Os alunos fazem uma pausa, refletem e repetem até compreenderem.
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Embora muitas vezes assumamos que a comunicação presencial é mais eficaz, numerosas idéias, regras e detalhes são deixados em branco e mal compreendidos. Os professores são frequentemente apressados para terminar as aulas, percebendo erroneamente um pequeno número de alunos acenando com a cabeça como sinal de consentimento da classe, e os alunos confusos ficam muito constrangidos para pedir esclarecimentos.
4. Flexibilidade
O aprendizado online oferece a oportunidade de mudar o padrão tradicional de estudo universitário. Palestras semanais rigidamente programadas podem ser substituídas por trabalhos de projeto em grupo ou tutoriais intensivos. O tamanho e os requisitos de freqüência das sessões podem ser variados de acordo com seu propósito.
Isto significa que os estudantes terão diversas experiências de aprendizado que podem ser mais desafiadoras e estimulantes do que aulas presenciais com pouca variação. Os palestrantes podem ser criativos ao projetar módulos e organizar atividades, sem se preocupar com a disponibilidade de salas e um horário fixo.
Há várias maneiras para os estudantes interagirem academicamente em módulos online. Estas variam de discussões em classe a exercícios de revisão por pares e aprendizagem em pequenos grupos com base em projetos. Os estudantes podem se sentir apoiados por atividades estruturadas entre pares e desenvolver um forte senso de comunidade online.
5. Independência
A mudança do “ensino” presencial para o “aprendizado” online, sugere que são os estudantes que, em última instância, precisam regular e direcionar seu aprendizado. É importante notar que muitos estudantes podem achar isso um desafio. Eles podem passar por um doloroso processo de tentativa e erro até estabelecerem os hábitos e rotinas corretos, trabalhando em suas situações únicas de aprendizagem.
No entanto, eles obtêm habilidades e atitudes de aprendizagem inestimáveis ao longo da vida através deste processo. O sucesso no aprendizado online oferece uma profunda sensação de realização. Embora possa ser difícil para os professores deixar o controle em primeiro lugar, eles ficam muitas vezes surpresos com o quão ativos os alunos podem ser em seu aprendizado. Os estudantes, como grupo, também encontram maneiras criativas de superar as restrições virtuais e alcançar além do que é pretendido e idealizado.
Fonte (em inglês): The Conversation